Seguidores

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Resenha de Direito Empresarial: Responsabilidade Social - Instituto Sabin



O presente trabalho tem como objetivo analisar a responsabilidade social do Instituto Sabin com relação ao projeto Unidade Móvel de Promoção à Saúde.

A partir do dia 26 de novembro de 2012, a população de Brazilândia, no Distrito Federal, poderá realizar exames lamburatoriais gratuitos.
Os serviços serão ofertados pela Unidade Móvel de Promoção à Saúde do Instituto Sabin que passará por outras sete cidades do DF.
A expectativa é alcançar seis mil pessoas por ano.
Os micro-ônibus, que têm capacidade para atender mais de 200 pessoas diariamente, dispõem de equipamentos para realização de exames, coleta de sangue, diagnósticos, entre outros. Serão contempladas, principalmente populações de menor renda e que enfrentam dificuldades de deslocamento.
O propósito é o de oportunizar as pessoas em situação de vulnerabilidade social um serviço de saúde de excelência aliado à educação para a prevenção, explica o gerente do instituto Sabin, Fábio Deboni. Vale destacar que a unidade está adaptada para atender pessoas com alguma deficiência.
Ainda segundo ele, por ser uma proposta pioneira a ação conta com a parceria da Embaixada do Japão. Os investimentos somam R$ 270 mil. Projetos de unidades móveis de saúde não são comuns e possibilitam alcançar pessoas mais distantes e consequentemente menos assistidas. A iniciativa também terá o apoio de entidades sociais, creches, e órgãos públicos para assegurar maior capacidade de atendimento.
Depois de Brazilândia, a unidade estacionará na rodoviária do Plano Piloto, em dezembro.
Em 2013, seguirá para Recantos das Esmas, Paranoá e Santa Maria, com atendimentos em março abril e maio respectivamente. No segundo semestre serão contempladas as cidades de Samambaia (agosto), Planaltina (setembro) e Ceilândia (outubro).
A unidade móvel ficará quatro dias em cada cidade, em local previamente divulgado, e atenderá mediante distribuição de senhas. O veículo itinerante dará mais capacidade e mobilidade para realizar este tipo de atendimento, completa Fábio Deboni.

Como podemos observar este instituto, assim como outras inúmeras empresas, decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa onde a responsabilidade Social diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral, visando o bem da coletividade.
A SER (Responsabilidade Social Empresarial) é debatida entre críticos e defensores com relação a uma série de preocupações, entre elas, questiona-se a falsidade e a hipocrisia de muitas empresas que utilizam a bandeira da Responsabilidade Social para simplesmente criarem várias propagandas da empresa.
A Responsabilidade Social então passa a ser um mero instrumento de divulgação da empresa.
Embora muitas empresas não saibam ou não queiram utilizar a Responsabilidade Social adequadamente, ainda existem empresas que realmente contribuem para o bem estar social da sociedade como o Instituto Sabin, que leva através de unidades móveis, diversos serviços da área da saúde para pessoas necessitadas.
Se todas as empresas tivessem uma visão exata do que representa a Responsabilidade Social e contribuíssem com seus serviços específicos para o bem da sociedade em que residem, certamente isto beneficiaria a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário